INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA REALIZA PROBLEMATIZAÇÃO DE REALIDADES

Os alunos do 10º período do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari apresentaram, nos dias 30 de junho e 01 de julho, trabalhos de Problematização de Realidades, referentes ao primeiro semestre de 2015.

A Problematização se faz por meio de apresentação de uma realidade vivenciada pelo grupo de alunos, que estão inseridos em cenários de Atenção Primária e Urgência/Emergência nos municípios de Aparecida de Goiânia, Araguari, Araxá, Caldas Novas, Frutal, Prata e Uberlândia.

É extremamente importante para os alunos em formação a visão crítica e integral dos cenários onde estão inseridos. “Ao observarem problemas ou dificuldades, que os discentes sejam motivados a modificar esta realidade vivenciada por meio da aplicação de medidas factíveis, com embasamento teórico, de modo a melhorar a qualidade de vida da comunidade assistida”, afirmou a Coordenadora Geral do Internato, Dra. Marislene Pulsena da Cunha Nunes.

“A cada semestre percebemos a evolução na qualidade dos trabalhos apresentados, que denotam a preocupação dos internos da instituição com problemas relevantes de saúde pública, tanto na esfera da assistência à saúde quanto da gestão em saúde”, acrescentou.

Neste semestre, a Comissão Avaliadora dos Trabalhos foi composta pelos docentes Dr. Marcelo Cardoso de Assis, Diretor Acadêmico-Pedagógico, Dr. Alex Miranda Rodrigues, Coordenador do curso de Medicina, Dra. Marislene Pulsena da Cunha Nunes, Coordenadora Geral do Internato, Profa. Rosana de Cássia Oliveira, Profa. Rejane Rúbio, Dra. Eliane Ilídia, Profa. Évora Mandim Ribeiro Naves Dra. Idelízia da Cunha Cardoso, Prof. Márcio Henrique de Lima, Dr. Samuel Ribeiro Dias.

Após a apresentação oral, os trabalhos foram expostos em banners demonstrando o Arco de Maguerez que sistematiza a metodologia da Problematização. Eles estarão disponíveis para apreciação durante todo o primeiro semestre de 2015 no bloco A da instituição.