II Simpósio da Liga de Humanização Plantão da Palhaçada

Os alunos do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari promoveram, no dia 13 de agosto, o II Simpósio da Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada (LAHPP). Participaram mais de 170 pessoas, entre estudantes e profissionais das áreas de saúde e educação.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da LAHPP, Othon Gautier Resende, que destacou a necessidade do profissional da saúde não tratar somente a doença, mas o paciente que necessita de atenção e cuidados. Em seguida, três palestras foram ministradas aos participantes.

O Dr. William Gebrim Júnior, coordenador da LAHPP, falou sobre a “importância da humanização na área da saúde”. Eslon Bueno de Chagas, também conhecido como Palhaço Zilão, é fundador da Associação ProHumanos e ministrou palestra sobre a “humanização pela ótica do palhaço”. E, concluindo a noite, a Dra. Jackeline Ribeiro Oliveira Guidoux falou sobre a “empatia médica: arte de se colocar no lugar do outro”.

Segundo Othon Gautier Resende, a Liga de Humanização teve a iniciativa de organizar o simpósio para que a essência da profissão do médico não se perca. “O médico pode até ter um computador de última geração, mas se não olha no olho do paciente o tratamento não é o mesmo”, afirmou. “Nós buscamos com este evento abrir a mente do pessoal para a importância de se tratar bem o próximo, de colocar no lugar do outro, pois a relação entre médico e paciente não pode ser puramente técnica”.

“Muitos chegam ao consultório não só com uma doença física. O psicológico está abalado, fatores sociais influenciam. Uma atenção que você dá, um abraço já melhora o seu estado. Na minha visão, são esses princípios que precisam ser resgatados, acrescentou Othon.

Othon comentou ainda a repercussão do evento. “Muitos elogiaram, falaram que acrescentou muito na vida, que nunca tinham pensado por este lado. Apesar das brincadeiras que aconteceram, este é um assunto sério que contribui para o bem-estar de todo o sistema de saúde”, concluiu.