IMEPAC realiza Trote Solidário

O IMEPAC Araguari promoveu nos dias 03 e 04 de setembro o Trote Universitário “Doe sangue. Doe vida.” A campanha de coleta de sangue é um projeto institucional que objetiva sensibilizar alunos ingressantes e comunidade para a doação de sangue. Ela acontece duas vezes por ano e, nesta 6ª edição, contou com o apoio de alunos e membros do Diretório Acadêmico de Medicina e Fundação Hemominas, responsável pela coleta.

Segundo a Fundação, 141 pessoas efetivaram o cadastro. Destas, 95 foram consideradas aptas, após exame clínico, para efetuarem a doação.

O aluno Irondivan Cadene, do 10º período de Direito, aproveitou a oportunidade para se tornar um doador. “Já faz algum tempo que eu tenho esse desejo e, graças ao projeto, agora estou conseguindo realizar. É muito complicado a gente se deslocar para outra cidade”, disse.

Já Antônio César Duarte, doador há 15 anos, destacou que o acesso fácil aos pontos de coleta incentiva muitas pessoas a realizarem a doação. “Eu aconselho que todos façam isso porque estamos salvando vidas.”

A coordenadora do projeto, Profª. Dra. Rosana de Cássia Oliveira enfatizou a importância em ser um doador voluntário de sangue. “Às vezes a indicação de tratamento para um paciente, seja qual for a doença, é a transfusão de sangue. E para o sangue, ainda não temos substituto. Por isso, tendo condições, todos nós deveríamos doar.” Finaliza agradecendo a todos os doadores que compareceram nos dias de coleta e informa que a próxima campanha, conforme o acordado com a Fundação Hemominas, deverá ocorrer em fevereiro de 2016.