Alunos de Medicina desenvolvem ação em escola municipal

No dia 25 de setembro, estudantes do 5º período de Medicina, orientados pelo Prof. Me. Conrado Augusto de Oliveira, desenvolveram uma ação com o tema “Sexualidade” no Centro Educacional Municipal Papa João XXIII. Os alunos do 7º ao 9º ano, com idade entre 12 e 14 anos, tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre os principais métodos contraceptivos e DSTs.

A fim de melhor expor o tema, os universitários realizaram uma aula expositiva e dialogada com slides, além da utilização de peças anatômicas dos laboratórios de habilidades, banners e panfletos do Ministério da Saúde com orientações sobre o assunto.

Segundo Adriana Cristina Vieira, diretora da escola, muitos adolescentes tem dúvidas ligadas à sexualidade, mas nem sempre se sentem confortáveis para conversar a respeito com os pais. “É nessa fase da vida que eles buscam novas experiências com pouca ou nenhuma instrução. Isso acaba gerando consequências sérias como gravidez não planejada e DSTs.”, explicou.

Ellen Batista (13), aluna do 7º ano, confessou não conhecer a maioria das DST’s apresentadas. “A única doença que já ouvi falar, mas tinha pouco conhecimento, era a AIDS. Hoje entendi a importância da prevenção.”, contou a adolescente.

Isabella Brito, estudante do 5º período de Medicina, enfatizou a importância da atividade em sua formação e a necessidade de orientar adolescentes sobre o assunto. “Nosso objetivo é que eles se tornem adultos com hábitos de vida saudáveis e conscientes de que prevenir é melhor que tratar.”, completou.

Para o Prof. Me. Conrado Augusto de Oliveira a atividade proporcionou aos futuros médicos a oportunidade de transmitir os conhecimentos adquiridos em sala. “Considero que ações de Educação em Saúde como essa traduz na prática a promoção da saúde e prevenção de doenças na população adolescente, além da aplicação do conhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências.”, completou o professor.