Ligas Acadêmicas promovem o 1º Simpósio de Diagnósticos Cirúrgicos por Imagem

A Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica de Araguari (LACCA) e a Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem de Araguari (LARDI) promoveram no dia 30 de setembro o “1º Simpósio de Diagnósticos Cirúrgicos por Imagem”. O evento tinha como objetivo transmitir um conhecimento além do que é exigido em sala e, através da exposição de casos, despertar o interesse dos alunos para a área.

Segundo o professor Dr. João Bosco Chadu, o evento foi voltado para a prática médica com ênfase na área cirúrgica. O professor, inclusive, ministrou palestra com o tema “Abdômen Agudo”. “É importante a participação tanto do docente quanto do aluno nas atividades extracurriculares. Tais atividades agregam conhecimento e complementam a formação.” Posteriormente, o professor Dr. Nicholas Damian colocou em pauta os “Sinais Radiológicos no Trauma Torácico”.

Abordando os “Métodos de imagem no trauma”, o professor Dr. Fernando Ruiz apresentou aos alunos os exames de imagem em situação de trauma e destacou a importância desse conhecimento na prática médica. “Ao se formarem, a maioria dos alunos vivem a experiência do plantão em pronto-socorro e, consequentemente, atendem doentes traumatizados. Nesses casos, o primeiro atendimento é que vai determinar o prognóstico do paciente.”, explicou o profissional.