Curso de Medicina realiza OSCE 2015/2

Parte dos alunos internos do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari - participaram, nos dias 20 de novembro (10º e 11º períodos) e 11 de dezembro (9º período), do Exame Clínico Objetivo Estruturado por Estações (OSCE – Objective Structured Clinical Examination). A avaliação prática é realizada pela instituição desde 2011.

Durante a realização do exame são montados circuitos com cenários de todas as grandes áreas de atuação: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Coletiva. Ao passar por cada um dos cenários, os alunos são avaliados em diferentes competências e habilidades clínicas.

Segundo a Profª Fabrícia Torres, coordenadora do OSCE, o objetivo do exame é propor situações práticas simuladas para que os alunos do 9º, 10º e 11º período demonstrem seus conhecimentos e estejam preparados quando vivenciarem uma situação real.“No exame é possível avaliar o aluno não apenas quanto ao conhecimento cognitivo, mas também observar habilidades outras como: comunicação, realização de exame físico, raciocínio clínico, tomada de decisão e profissionalismo”, disse.

Para Mírian Fagundes, estudante do 11º período, mesmo a faculdade preparando os discentes ao longo do curso com diversas avaliações práticas, o OSCE é uma situação única. “Cada sala foi uma surpresa, começando pela atuação dos pacientes simulados. O OSCE me ajudou a perceber o quanto precisamos aprender a lidar com o nosso psicológico. Criar essa consciência já foi algo muito positivo”, avaliou a estudante.