II Roda da Casos Clínicos fomenta pesquisa e debate

Nos dias 16 e 18 de novembro, os alunos do curso de Medicina promoveram a II Roda de Casos Clínicos. O projeto idealizado pelos alunos do 5º período, Andréia Gonçalves, Cleidiney Alves e Jéssica Carvalho, tem como objetivo fomentar a produção científica a partir da vivência dos discentes com os pacientes.

Nesta edição, a banca examinadora foi formada por Dr. Marcelo Cardoso, Dr. Alex Miranda, Dr. William Gebrim Jr., Dra. Marislene Pulsena, Dra. Jackeline Guidoux e Dr. João Batista Arantes. No total, seis casos foram apresentados para a banca e para a plateia de quase 200 inscritos.

Para a Comissão Organizadora, perceber alunos e professores compartilhando conhecimentos fez todo o esforço valer a pena. “Ao apresentar, discutir e teorizar um caso, o aluno compartilha o conhecimento com os demais e isso reflete não só em nossa formação, mas principalmente na população que será assistida”, disse Cleidiney Alves.

Matheus Bonfim, estudante 10º período de Medicina, apresentou o trabalho “DST’s na terceira idade: uma realidade crescente” e enfatizou a importância do incentivo à pesquisa. “O profissional da saúde em si precisa abrir seus horizontes a partir da observação e contato com a comunidade. A faculdade cumpre seu papel inserindo os alunos nesses cenários e incentivando a pesquisa.”

Dr. William Gebrim Jr., Diretor do Ambulatório Médico, se mostrou surpreso com a qualidade dos trabalhos submetidos e reforçou a importância da atividade na formação. “A vivência médica é conquistada com a prática. Ao buscar, discutir e expor um caso, os alunos só tem a ganhar”, disse. Para o Dr. João Batista Arantes, o evento também é relevante no sentido de despertar o interesse dos alunos em apresentar seus trabalhos. “No momento em que um aluno participa como ouvinte do evento e percebe que outros estudantes tiveram a coragem de apresentar seus casos, ele vai ter a ousadia futura de também mostrar seus trabalhos”.

Segundo a Dra. Marislene Pulsena, Coordenadora Geral do Internato, é evidente o crescimento dos alunos na 2ª Roda de Casos Clínicos em relação à 1ª edição do evento tanto na questão da organização, quanto da participação. “Foi impressionante a maturidade dos alunos na forma de apresentar os casos clínicos, focando no que era realmente importante e ressaltando aspectos muito relevantes de saúde pública”, completou a coordenadora.