LACCA e LUTA realizam curso sobre procedimentos em Pronto Socorro

A Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica de Araguari (LACCA) e a Liga Universitária de Trauma de Araguari (LUTA) promoveram nos dias 18 e 19 de novembro o III Curso de Noções Básicas de Condutas e Procedimentos Cirúrgicos em Pronto Socorro. Participaram do evento alunos do 5º ao 12º período do curso de Medicina.

O primeiro dia de curso teve como tema a Técnica Cirúrgica. Os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre suturas e drenagem torácica com o Dr. João Bosco Chadu Júnior. Posteriormente, o Dr. Gustavo Nader Guidoux trabalhou questões de assepsia/antissepsia, paramentação, instrumentação cirúrgica e nós cirúrgicos. “Tivemos um curso sobre os princípios e materiais básicos utilizados em um pronto socorro. Eles usarão isso durante toda a prática clínica enquanto profissionais da saúde,” disse Dr. Gustavo.

Manobras de RCP, intubação, imobilização e condutas iniciais ao politraumatizado foi o tema abordado pelo Dr. Felipe Moura Parreira no segundo dia de atividades, voltado para o programa Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS). Já o Dr. Fernando Ruiz Pereira tratou sobre os acessos venosos central e periférico. “A punção venosa é um dos principais procedimentos feitos em um paciente a nível hospitalar. Tivemos um primeiro treinamento sobre algo que o médico deve dominar.”

Guilherme Amorim, estudante do 8º período e membro da LUTA, o evento só veio a acrescentar e aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos. “Foi um curso extremamente válido, pois tivemos a oportunidade de aplicar a teoria aprendida em sala em um curso totalmente prático. Certamente, acrescentou muito na formação daqueles que participaram da atividade”, concluiu.