Alunos do curso de Medicina do IMEPAC são homenageados na Câmara Municipal de Araguari

No dia 13 de abril (quarta-feira), a Câmara Municipal de Araguari conferiu o Diploma de Honra ao Mérito e o Título de Cidadão Honorário de Araguari ao Sargento Claidon dos Santos Júnior e ao Cabo Rogério Edu Carneiro, respectivamente. Os agentes do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário foram reconhecidos pelo trabalho realizado no resgate de Paulo de Oliveira, após queda de aproximadamente 15m, em uma cachoeira na região do Retiro Velho.

Na ocasião, cincos alunos do curso de Medicina do IMEPAC Araguari também receberam os cumprimentos pelo papel importantíssimo que desempenharam no socorro e resgate da vítima. Os discentes presenciaram o acidente, garantindo socorro imediato ao acidentado e buscando ajuda capacitada para atendê-lo.

Além do presidente da Câmara Municipal, vereador Juliano Tibá, e os agentes homenageados, a mesa de honra do evento foi composta pelas seguintes autoridades: Dr. José Júlio Lafayette, diretor executivo do IMEPAC; Capitão Flávio Alves de Souza, representando o 53º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais; Major André Márcio Alves Rodrigues, comandante da 9ª Cia PM Ind Mat; e Tenente Alisson Cassimiro dos Santos, comandante do 4º Pelotão de Polícia de Meio Ambiente. Estiveram presentes também os alunos do curso de Medicina que participaram do resgate, alunos da Escola Estadual São Judas Tadeu e os vereadores Rafael Guedes, Tenente Luciano, Cláudio Coelho e Carlos Machado.

Entenda o caso

O acidente aconteceu no dia 17 de outubro de 2015 em uma cachoeira na região do Retiro Velho. Enquanto realizavam o patrulhamento em uma estrada próxima ao local da ocorrência, os policiais viram alguns banhistas na marginal da via pedindo socorro.

Os banhistas Henrique Damásio, Larissa Aguiar, Leonardo Dahlke, Isabela Mendes e Matheus Prudêncio, alunos do 5º e 6º período de Medicina do IMEPAC Araguari, presenciaram o acidente, buscaram ajuda em tempo hábil e colaboraram para que a vítima fosse atendida devidamente. Segundo Leonardo, foi observado, primeiramente, se a vítima estava consciente e respirando. “Como não podíamos mover o paciente, fomos atrás de socorro. Por sorte, uma viatura estava passando naquele exato momento pelo local. É muito bom ser reconhecido, mas sabemos que agimos como qualquer outra pessoa faria naquela situação”, disse.

Para Larissa Aguiar, apesar do susto em presenciar o fato, os jovens sabiam que algo precisava ser feito para que aquela vida fosse salva. “A princípio, achei que estávamos no lugar errado e na hora errada, mas hoje, ao ver o Paulo recuperado, percebo que estávamos exatamente onde deveríamos estar.”

A ideia de conferir a premiação aos militares e reconhecer o papel dos alunos do IMEPAC veio do Presidente da Câmara, o vereador Juliano Tibá, juntamente com os vereadores Tenente Luciano e Cláudio Coelho. “Tudo começou a partir da iniciativa dos alunos do IMEPAC. Eles tiveram a coragem de buscar ajuda. Sem eles essa vida não teria sido salva”, enfatizou o presidente da Câmara. O vereador Rafael Guedes ressaltou, inclusive, que o IMEPAC foi um “divisor de águas na cidade de Araguari, trazendo inúmeras melhorias”, principalmente na área da saúde.

De acordo com o Dr. José Júlio Lafayette, diretor executivo do IMEPAC, o posicionamento dos alunos diante de uma situação de urgência demonstra, além da vocação para a medicina, que eles estão tendo um conhecimento ético e prático de alto nível. “Os estudantes agiram com ética e colocaram em prática com excelência todo o conhecimento disponibilizado pelo IMEPAC. Ações como essa nos deixam muito orgulhosos!”