Minicurso de ACLS movimenta alunos do 2º período

No dia 07 de abril, alunos do 2º período de Medicina participaram do minicurso de ACLS, sigla referente a Advanced Cardiovascular Life Support ou Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. O curso teve como objetivo a capacitação para o reconhecimento e atendimento de pacientes em situação de parada cardiorrespiratória.

O Dr. Petterson Idelmino França, cardiologista e intensivista, ministrou o curso, abordando as relações básicas de atendimento a emergências médicas e ensinando os alunos a realizarem manobras de reanimação. “Não se trata de um treinamento exclusivo para os alunos de medicina. Qualquer pessoa pode fazer, pois os participantes aprendem a reconhecer uma situação de emergência, como agir e garantir que o indivíduo tenha uma chance de sobreviver”, explicou.

No entanto, de acordo com Pedro Maurício Sant’anna, aluno do 7º período e organizador da atividade, além dos conhecimentos gerais sobre o tema, os participantes também estudaram algumas peculiaridades próprias do profissional da saúde. “Foi discutido também a relação cardiopulmonar, intubação, medicação, enfim, uma série de aspectos próprios da medicina”, explicou.