Evento De Extensão Brincando Direito Proporciona Dia De Lazer Para Crianças

No dia 22 de outubro de 2016, o Núcleo de Práticas Jurídicas do IMEPAC Araguari realizou a 3º edição do Evento de Extensão “Brincando Direito”. A atividade contou com o apoio dos cursos de Direito, Engenharia de Produção, Medicina e Pedagogia.

O “Brincando Direito” tem como objetivo proporcionar ao cidadão o direito ao lazer além de melhorar a qualidade de vida das pessoas e desenvolver atividades pedagógicas com as crianças. Nesta edição, o projeto teve como público-alvo os alunos das Escolas de Educação Infantil do IMEPAC (São Sebastião e Novo Horizonte) e as crianças da Instituição Casa Lar. Aproximadamente 65 crianças participaram do evento que contou com o patrocínio dos Motocóolatras, Izaura Christiny, EJC (Encontro de Jovens com Cristo), LAHPP (Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada) e também de alunos do 7º período de Direito e do curso de Engenharia de Produção. 

Ao longo do dia, foram oferecidas diversas atividades lúdicas (dança, pula-pula, pintura de rosto, informações de higiene, clows, etc.), lanche (cachorro quente, suco e refrigerante), picolé, pipoca, bola e lembrancinhas.

De modo especial, neste ano, o “Brincando Direito” aconteceu em parceria com o Projeto de Extensão “Faculdade Aberta”. Os pais e responsáveis pelas crianças que vieram para as atividades no Ginásio do IMEPAC puderam participar de dois cursos: “Economia Doméstica: não se afogando em dívidas”, oferecido pelo Prof. Me. Luciano Tadeu Nunes, e do curso “Como avaliar a qualidade de carnes? Dicas para consumidores”, ministrado pelo Prof. Cláudio Eustáquio de Morais Júnior. Ao final, já saíram com os certificados em mãos. Wilson Martins, pai de uma das crianças da Escola de Educação Infantil do IMEPAC, relatou a riqueza da oportunidade: “Vim acompanhar minha filha e saí surpreso com a estrutura que a faculdade nos ofereceu. Foi uma tarde muito proveitosa. É o primeiro certificado de curso que recebo”. 

Segundo a Profª. Adriana Quintino, coordenadora do NPJ, “o Brincando Direito foi capaz de demonstrar que, cada vez mais, podemos e devemos proporcionar a todas as crianças, principalmente aquelas mais carentes, o direito de lazer, de brincar e divertir, de sorrir, de serem tratadas com a dignidade que merecem e viver um dia de alegria contagiante”.