Liga De Patologia Realiza Atividade No Outubro Rosa

Dando continuidade às atividades programadas do “Outubro Rosa”, a Liga Acadêmica de Patologia de Araguari (LAPA) realizou uma aula especial sobre Câncer de Mama. O evento trouxe uma abordagem clínica, laboratorial e fisiopatológica da doença, tendo como palestrantes os professores Dra. Jackeline Ribeiro Oliveira Guidoux e Dr. Bruno de Carvalho Dornelas.

Segundo Carolina Montina, presidente da LAPA, além de conscientizar a população sobre o Outubro Rosa, o evento teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos acerca do tema, visto que a maioria deles estão inseridos em PSF's e UBSF’s e devem saber orientar adequadamente as pacientes.

Primeiramente, a Dra. Jackeline realizou uma abordagem clínica do assunto, falando dos sinais, sintomas, forma de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Em seguida, o Dr. Bruno trouxe uma análise fisiopatológica da doença, apresentando questões como biópsia e análise de material. “Realmente é um tema de extrema importância. A incidência tem crescido muito e a mortalidade do câncer de mama ainda é alta. A preocupação da Liga é justamente divulgar e alertar a população”, explicou o professor.