Na última terça-feira (30) de maio de 2017, a Liga Acadêmica de Anatomia e Dissecação curso de Medicina promoveu o III Simpósio da L.A.A.D. “O corpo como renovação da vida e do conhecimento: Doação de corpos para estudo universitário e órgãos para transplante”. A atividade teve como objetivo orientar a comunidade acadêmica dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Farmácia e escolas alunos de escolas técnicas em saúde sobre a manutenção do potencial doador em Unidade de Terapia Intensiva. Além disso, promover o conhecimento da comunidade sobre o cadastro de indivíduos que tenham interesse em doar seus corpos para estudos acadêmicos e pesquisa na Universidade Federal de Uberlândia.

Em um primeiro momento, O professor Dr. Cassiano realizou a apresentação sobre O que é Morte Encefálica, como é seguido o protocolo de atendimento na identificação do paciente em Morte Encefálica, por fim atribuiu o conhecimento acerca da manutenção do indivíduo até o momento da captação de órgãos.

Posteriormente, a Profª Drª Vanessa, realizou a apresentação sobre as leis brasileiras sobre a doação de corpos para estudo anatômico e pesquisa científica, em outro momento, esta, explicou sobre as necessidades de doação de corpos e finalizou explanando o programa de cadastro de indivíduos que tenham interesse em doar corpos para a Universidade Federal de Uberlândia.

Foram ministradas as palestras Doação de corpos para estudo universitário e Órgãos para transplante.

Estavam presentes 134 pessoas, dentre discentes do curso Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Farmácia e escolas alunos de escolas técnicas em saúde.