Simpósio Cuidado, Não Minta para Mim


No dia 20 de março, a Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada promoveu o Simpósio Cuidado, Não Minta para Mim. A atividade teve como objetivo ressaltar a importância da linguagem corporal em uma abordagem para um profissional.

Em um primeiro momento, os integrantes da liga dividiram tarefas para organização da entrada de inscritos, do cofee-break, dos brindes e da infraestrutura, cada tarefa com 3 a 2 participantes. 

Posteriormente, o palestrante iniciou o evento sem intervalos durante duas horas e meia em média e foi apoiado pela liga em qualquer necessidade.

Inscreveram-se pessoas 137, e compareceram 127, sendo a maioria discentes do curso de Direito que participaram ativamente das interações diretas do palestrante respondendo a questionamentos. Atuaram na organização 10 pessoas. 

Na percepção de Deborah Helena Kichese, líder da equipe, a palestra ministrada por Milton Kichese agregou grandemente no conhecimento dos participantes, visto que para se compreender o que diz uma pessoa é necessário que não só compreenda as palavras mas também o que a linguagem não verbal diz. Na ocasião todos os presentes foram instruídos a como perceber quando um individuo falta com a verdade e no contexto médico o que se apresenta é de suma importância, pois não dispõe-se de tal informação durante a formação acadêmica e sem dúvidas ela pode ajudar a salvar vidas.

De acordo com outra integrante Lohane Martins Araújo, a linguagem corporal é de grande relevância e ajuda na compreensão do indivíduo além da linguagem verbal. Além disso, uma boa interpretação da expressão corporal permite uma melhor aproximação pessoal. 

O simpósio “cuidado, não minta pra mim” que ocorreu no dia 20/03/2018 teve como finalidade ajudar os participantes a interpretar a linguagem corporal com a orientação do palestrante Milton Kichese.

Houve grande adesão do evento aos cursos de medicina e direito, que, por sua vez, lidam com pessoas e seus relatos. 

Em suma, o evento foi de grande crescimento pessoal e profissional para nós, organizadores e participantes, além de ter sido dinâmico e interativo.

Pela percepção da ligante Manoelina Louize Queiroz dos Santos, aprender sobre a linguagem corporal qualifica melhor o profissional em uma visão humanizada a entender os sentimentos do seu paciente, cliente. A palestra Cuidado Não Minta para Mim, ficou em demonstrar a linguagem corporal em todos os seus aspectos profissionais e pessoais que podem direcionar um melhor desempenho na profissão quanto uma melhoria no convívio em sociedade.