Alunos do curso de Medicina da UNIPAC Araguari apresentam trabalho durante o 10º Congresso Paulista de Anestesiologia

Os estudantes Felipe Rodrigues Braz, Gabriel Rodrigues Silva e Roberta Fernanda Bittar, do 6º período do curso de Medicina da UNIPAC Araguari, sob orientação do Prof. Thales Resende Damião e do Dr. Raphael de Almeida Carvalho, tiveram trabalhos aceitos para apresentação no 10º Congresso Paulista de Anestesiologia, que aconteceu entre os dias 11 a 14 de Abril no Transamérica Expocenter na cidade de São Paulo (SP).
De acordo com o estudante Felipe Rodrigues Braz, o estudo teve início em Agosto de 2012. “O nosso trabalho é sobre dor e complicações no pós-operatório de crianças que se submeteram a cirurgia de amígdala e adenóide. Começamos a colher os dados para o Trabalho de Conclusão de Curso e decidimos mandar para o congresso. Fomos aprovados em Fevereiro”. A aluna Roberta Fernanda Bittar comenta que a aprovação foi uma surpresa. “O congresso selecionou poucos trabalhos de acadêmicos. A maioria era de médicos e residentes. Isso só foi possível devido ao ensino de qualidade da UNIPAC Araguari, porque não é um trabalho fácil. Agradecemos também ao apoio dos professores que nos ajudaram muito nesse processo”.
O trabalho “Analgesia pós-operatória em crianças submetidas à adenoamigdalectomia. Estudo comparativo entre Cetorolaco e Tramadol” foi apresentado na categoria Temas Livres do congresso que contou com e aproximadamente 2 mil pessoas, dentre anestesistas, residentes e estudantes de todo o país prestigiaram o congresso. Segundo o orientador, Thales Resende Damião, foram inscritos mais de 500 trabalhos, sendo a maioria de relatos de caso. Dentre eles foram aprovados um total de 114 com apenas 24 científicos. “O interessante é que eles são bem rigorosos em questão de aceitação, mas o trabalho foi muito bem desenvolvido”, afirma.
O resumo do estudo está disponível para acesso no site da Sociedade Paulista de Anestesiologia (SAESP) e será publicado na revista online São Paulo Medical Journal, que é indexada na plataforma do SciELO. O aluno Gabriel Rodrigues Silva afirma que a intenção da equipe é dar continuidade no trabalho. “Vamos tentar conseguir mais publicações com ele, porque os dados vão sendo sempre atualizados. Temos também outros projetos para desenvolver e que podemos mandar para novos congressos”, explica.
O orientador destaca, ainda, que a elaboração de trabalhos científicos e a participação nos congressos são atividades importantes para o desenvolvimento dos estudantes. Isso estimula o contato com a metodologia científica e a participação de outras equipes no desenvolvimento de novos trabalhos. “A UNIPAC Araguari é uma instituição nova que formou cinco turmas de medicina. Temos que visar a iniciação científica para a faculdade se destacar em âmbito nacional, junto com outras faculdades que já tem uma grande estrutura e várias publicações. Vejo que a maioria dos professores, estimulados pela direção e coordenação, têm se empenhado da mesma forma para desenvolver trabalhos em todas as disciplinas. Esses são nossos primeiros passos”, ressalta.
A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari incentiva a participação em congressos, visando sempre o melhor desenvolvimento acadêmico e pessoal de seus discentes. Parabenizamos os estudantes pelo excelente trabalho desenvolvido e por representarem a instituição no congresso paulista.