LIGA ACADÊMICA DE ANATOMIA E DISSECAÇÃO REALIZA SEU PRIMEIRO SIMPÓSIO

Compreender a relação existente entre Anatomia e a prática médica. Foi com este intuito que a Liga Acadêmica de Anatomia e Dissecação (LAAD), do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari, promoveu, no dia 26 de fevereiro, o I Simpósio de Anatomia aplicada à Clínica Médica.

O preceptor da LAAD, Prof. Carivan Cordeiro, introduziu o evento, que seguiu com palestras de professores do IMEPAC Araguari. O Prof. Dr. William Gebrim Júnior, abordou o tema “Vida, morte e morrer”, o Prof. Dr. João Bosco Chadu Júnior, “Anatomia aplicada à cirurgia”, a Profa. Dra. Marieslene Pulsena da Cunha Nunes “Abordagem da saúde da mulher” e, por fim, o Prof. Dr. Nicholas Godoy Canazza Damian, ministrou sobre “Anatomia na Radiologia e Diagnóstico por Imagem”.

“Desde que iniciamos com a LAAD, no ano passado, já projetávamos a realização de um evento que pudesse mostrar a importância da Anatomia. Quando ingressamos no curso de Medicina, queremos logo por a mão na massa, aferir pressão, coletar sangue. Mas não podemos deixar de nos dedicar às matérias do ciclo básico, pois todo o futuro acadêmico e profissional depende de um conhecimento profundo em estruturas anatômicas”, explicou Liana de Oliveira Passos, presidente da LAAD.

O curso de Medicina do IMEPAC Araguari vem passando por um processo de mudanças em sua grade curricular, com a aplicação de metodologias ativas de ensino. Dentro dessa perspectiva de evolução, têm sido criadas as ligas acadêmicas, que possuem importante papel de complementar a formação acadêmica. “Neste Simpósio, queremos mostrar que não basta ao aluno apenas compreender a estrutura anatômica, é preciso pensar na função desta estrutura e na sua relação com as clínicas, a cirurgia, a radiologia e a anatomia da mulher. As palestras deram um parâmetro a mais para que estes alunos possam estar cada vez mais empenhados e dedicados a se tornem profissionais diferenciados e de excelência”, comentou o Prof. Carivan Cordeiro.

Segundo a Comissão Organizadora, a interdisciplinaridade do evento permitiu que as inscrições também fossem abertas aos outros cursos da instituição. Com isso, além dos acadêmicos de Medicina, participaram alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição. 

“Eu particularmente já tenho certa experiência na área da saúde. Já conclui uma especialização técnica em instrumentação cirúrgica e quis participar deste Simpósio para alargar meus conhecimentos”, afirmou Merllyn dos Reis Silva, aluna do 1º período do curso de Enfermagem do IMEPAC Araguari.

O I Simpósio da Liga Acadêmica de Anatomia e Dissecação foi um sucesso de público, deixando o Auditório Capela completamente lotado. No encerramento, o Prof. Carivan Cordeiro agradeceu a presença dos participantes e incentivou a organização de uma Jornada Acadêmica com os principais expoentes da Anatomia brasileira.




















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...