ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA PARTICIPAM DE MINICURSO DE ACLS

Os alunos Pedro Maurício Sant’anna, 5º período, e João Paulo Pelegrini, 1º período, do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari organizaram, entre os dias 18 e 20 de maio, o minicurso de ACLS, sigla referente a Advanced Cardiovascular Life Support ou Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, que é uma capacitação para o reconhecimento e atendimento de pacientes em situação de parada cardiorrespiratória.

Os dois primeiros dias foram de conteúdo teórico, com a Dra Patrícia Polizel Simão, cardiologista, explicando sobre a fisiopatologia cardíaca e o Prof. Carivan Cordeiro sobre anatomia das vias aéreas e cardíaca. No terceiro dia, o Dr. Petterson Idelmino França, cardiologista e intensivista, ministrou uma atividade teórica-prática em que os participantes puderam aprender manobras de ressuscitação preconizadas pela ACLS em manequins especializados.

“O curso é importante porque fornece orientações aos alunos que e faz com que eles, frente a uma situação de emergência, saibam como proceder. Com certeza, eles são os maiores beneficiados”, afirmou o Dr. Petterson Idelmino França.

Os alunos que estiveram no minicurso e foram capacitados para o atendimento de emergência agora terão a oportunidade de vivenciar a prática. Por isso, no dia 28 de maio, eles participaram de um processo seletivo que classificou dez discentes para acompanhar um plantão de 24 horas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na cidade de Catalão/GO, no próximo semestre.