IMEPAC ARAGUARI PROMOVE III CONGRESSO CIENTÍFICO

O Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari promoveu com sucesso, entre os dias 20 e 22 de maio, o III Congresso Científico, que trabalhou o tema “Direitos Humanos: uma visão global”. Mais de 900 pessoas, entre estudantes e membros externos, participaram de 37 palestras, 9 minicursos, 3 mesas redondas, além de 64 apresentações discentes, 40 de pôsteres e 24 orais.

As atividades dos dois primeiros dias de congresso aconteceram de forma simultânea na Capela, Anfiteatro, Salão Verde e salas de aula dos blocos F1 e F2. As apresentações de pôsteres foram realizadas no Ginásio.

Jéssica Resende, que cursa o 3º período do curso de Administração, participou do Congresso pela primeira vez e teve dois trabalhos selecionados para apresentação. “Acredito ser uma ótima oportunidade para mostrar nossa capacidade de fazer pesquisas científicas. Este congresso foi muito bem planejado e direcionado para o nosso crescimento enquanto estudantes”, afirmou.

Já Giovane Guesine, aluno do 8º período do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), se inscreveu no Congresso com o intuito de apresentar uma análise microbiológica de leites fermentados e foi aprovado. “Eu fico muito feliz em poder apresentar um trabalho na minha própria cidade. O IMEPAC está de parabéns por abrir este espaço e por incentivar seus alunos no desenvolvimento de projetos de pesquisa”, relatou.

As palestras, mesas-redondas e minicursos foram ministradas tanto por professores da instituição como por convidados. Um deles foi o Frei Rodrigo de Castro Péret, que abordou sobre a relação entre direitos humanos e meio ambiente. “As palestras dão aos alunos uma idéia mais transversal do conhecimento, do papel de cada um na sociedade e ampliam as reflexões acerca do tema, numa perspectiva maior de cidadania e de responsabilidade social, ambiental e de justiça, explicou.

Michel Viana, aluno do 5º período do curso de Medicina, ficou muito entusiasmado com os três dias de ampliação do conhecimento. “Ele está abrindo novos horizontes, principalmente por sua proposta interdisciplinar. Participei de uma palestra voltada mais para a área de Farmácia e fui totalmente impactado pelo tema. Todos deveriam estar engajados nestes dias e seria ótimo a Faculdade proporcionar novos debates sobre o tema”, opinou.

Na noite do último dia, 22, o encerramento do III Congresso Científico se deu no Ginásio com a presença de vários docentes e discentes, que puderam desfrutar da palestra de Dr. Emerson Odilon Sandin, procurador federal e escritor, sobre “Tecnologia e Qualidade de Vida”.

O IMEPAC Araguari realizou este congresso com o intuito de promover o conhecimento científico e incentivar a investigação científica, auxiliando no desenvolvimento profissional e pessoal dos discentes, além de promover a interdisciplinaridade. Cumprimentamos a comissão organizadora do evento, as equipes de apoio e a todos que compareceram fazendo do evento um grande sucesso.