CURSO DE MEDICINA PROMOVE XXI SEMANA DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE

O curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari promoveu, nos dias 25 e 26 de maio, a XXI Semana de Desenvolvimento Docente, que trabalhou dois temas centrais, “Integração e alinhamento de disciplinas e módulos ao PPC e ao currículo – Onde nos encontramos” e “Exemplos de plataformas EaD e suas potencialidades”.

As oficinas ativas foram ministradas pelo Dr. Carlos Lanzarini e pelo Dr. Carlos Rodrigues da Silva Filho, docentes da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).

As atividades se iniciavam com exposições acerca do tema por parte dos professores da FAMEMA. Logo após, os professores do IMEPAC Araguari se reuniam em grupos para discutir uma questão disparadora. E, na terceira parte da capacitação, acontecia a explanação socializada com apresentação de produtos e encaminhamentos.

Um dos assuntos discutidos foi o potencial de inclusão de novas tecnologias na educação médica. “Nas diretrizes curriculares para a área é permitido e, de certa forma, estimulado a utilização de tecnologia, com a mais clássica de todas, a plataforma de EaD, mais habitualmente o Moodle”, afirmou o Dr. Carlos Rodrigues da Silva Filho.

“A atual geração de alunos se aborrece muito rápido e não tem a disciplina necessária. Com essa tecnologia, o curso pode colocar o seu conteúdo de forma mais interativa, onde o aluno pode realizar tarefas em domicílio e participar de fóruns virtuais de discussão”, completou.

Um dos produtos encaminhados foi a implantação de grupo de estudos com a função de identificar qual a melhor tecnologia e se ela deve ou não ser implementada. “O Núcleo Docente Estruturante deve, agora, refletir sobre essas tecnologias e identificar ao longo dos 113 professores do curso quais são os que já utilizam e tem alguma facilidade com essa tecnologia para possa ser oferecido de forma mais simplificada para aqueles que não têm tanta familiaridade”, explicou Filho.

O Núcleo Docente Estruturante do curso de Medicina do IMEPAC Araguari agradece as contribuições dadas pelos professores da FAMEMA em mais uma Semana de Desenvolvimento Docente concluída com sucesso.