LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA REALIZA CURSO SOBRE EMERGÊNCIAS HOSPITALARES

A Liga Acadêmica de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar de Araguari (LAUEPHA) do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari promoveu, entre os dias 14 a 19 de maio, um curso que abordou as principais urgências e emergências em pronto atendimento.

No primeiro dia, o Dr. Marcelo Cardoso, neurologista e Diretor Acadêmico-Pedagógico do curso de Medicina do IMEPAC Araguari, abordou sobre rebaixamento no nível de consciência e o Dr. Miguel Grossi, psiquiatra e médico legal, falou sobre intoxicações.

No segundo dia, o Dr. Alessandro Moreira, generalista, falou sobre “atendimento inicial ao pós-traumatizado” e o Dr. Fernando Ruiz, cirurgião geral, sobre “abordagem da angina em pronto atendimento”.

No terceiro dia, o Dr. Luciano Mazão, generalista, tratou sobre acidente vascular encefálico e acidente isquêmico transitório e o Dr. Alex Miranda, infectologista, médico de família e coordenador do Curso de Medicina, abordou sobre acidentes com animais peçonhentos.

Segundo o Dr. Luciano Mazão, esta foi uma oportunidade de abordar a fase aguda do AVC e a fase secundária para que a doença não se repita. “Ele é visto como a mais temida das doenças. Eu lembro que antes de me especializar, os acadêmicos morriam de medo de tratar um paciente com AVC. Então, esse contato é para mostrar que não é esse bicho de sete cabeças”, afirmou.

No último dia, a Dra. Daniela Debs, pediatra e infectologista, tratou do “resgate do broncoespasmo na faixa etária pediátrica” e o Dr. Daniel Mendes, intensivista e pneumologista, abordo sobre “principais acometimento pulmonares em adultos”.

A presidente da LAUEPHA, Isabela Resende, explicou que a intenção do curso foi proporcionar uma capacitação aos alunos, principalmente porque o Pronto Socorro é um dos primeiros locais de emprego dos recém-formados. “O curso oportunizou um pouco mais de aprendizado para que os alunos estejam mais preparados e seguros para atenderem casos de urgência e emergência”, explicou.

Rhafael Gonçalves, aluno do 7º período, destacou o aprendizado recebido. “Os temas foram bem interessantes, trouxe conhecimentos tanto da fase infantil como da vida adulta. Com certeza, tudo o que eu ouvi vou levar para o resto da vida”.