CURSO DE MEDICINA REALIZA OSCE – EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO POR ESTAÇÕES

Os alunos internos do 9º, 11º e 12º períodos do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari participaram, nos dia 19 e 29 de junho, do Exame Clínico Objetivo Estruturado por Estações (OSCE – Objective Structured Clinical Examination), avaliação prática realizada pela Instituição desde 2011.

Para a realização do OSCE são montados circuitos com estações das áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Coletiva. Ao percorrerem as salas dos circuitos, os alunos são avaliados quanto a diferentes competências e habilidades clínicas. Nestes cenários, eles precisam desempenhar tarefas clínicas distintas, como, por exemplo, fazer anamnese e exame físico focalizado com um paciente simulado, demonstrar procedimentos médicos em manequins, analisar um exame laboratorial ou de imagem, fazer orientações de prevenção e tratamento, prescrições, entre outros.

“Vale destacar que a equipe de atores contratada recentemente pelo IMEPAC tem colaborado para deixar os cenários de avaliação do OSCE cada vez mais próximos da realidade”, afirmou a Dra. Fabrícia Torres, Coordenadora do OSCE.

Além do OSCE, diferentes disciplinas do Curso de Medicina, do 1º ao 8º períodos, realizam as Avaliações Práticas Estruturadas por Estações (APEE), onde os conhecimentos, as competências e as habilidades que se espera que o aluno desenvolva naquela disciplina são avaliados em cenários práticos.