LIGA DE ANATOMIA DO CURSO DE MEDICINA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE ENDOMETRIOSE


A Liga Acadêmica de Anatomia e Dissecação (LAAD) do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari realizou, no dia 29 de junho, um seminário sobre a endometriose. As ligantes responsáveis por apresentar o tema foram Maria Eugênia Silvestre e Silva e Tatiane Brito Martins.

A endometriose é uma doença provocada pelas células do endométrio – mucosa que reveste a parede interna do útero – que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. 

Os principais sintomas são a dor pélvica e a infertilidade, ocasionando efeitos sociais e psicológicos. “Esta é uma doença que acomete várias mulheres, afetando tanto a vida profissional como a pessoal. O seu tratamento correto melhora significadamente a qualidade de vida da paciente”, afirmou Tatiane Brito Martins, que cursa o 5º período.

Para explicar o tema, as alunas falaram sobre os sintomas, o tratamento, a laparoscopia, voltando para o conhecimento anatômico e ainda apresentaram um caso clínico para discussão.