Terapia da compressão e suas aplicações práticas


No dia 05 de maio de 2018, o grupo de alunos do décimo e décimo primeiro período promoveram o evento teórico prático de terapia da compressão. A atividade teve como objetivo capacitar os alunos quanto a melhor maneira de prescrever a meia elástica, tanto na prevenção, quanto no tratamento de doenças venosas em membros inferiores. 

Em um primeiro momento, foi ministrada uma palestra pelo doutor Marcondes Fernandes, seguida de apresentações pelos graduandos do 10º e 11º períodos, relacionada ao tema, com conteúdo teórico proveniente de artigos científicos. Ao fim das apresentações houve discussão sobre os temas e as duvidas dos alunos foram tiradas. 

Posteriormente, uma representante de meias elásticas da marca Venosan apresentou todo seu material para os participantes, logo em seguida os paciente convidados foram sendo distribuídos em 3 consultórios no qual passavam por uma breve consulta, e durante as consultas os alunos aprenderam como eram feitas as medidas para escolha do melhor tipo, quanto ao tamanho e pressão, das meias para os mesmos, todos os pacientes receberam meias doadas pela empresa Venosan.

Inscreveram-se 14 pessoas, e compareceram 19, sendo a maioria discentes do curso de medicina e alguns profissionais da área de saúde. Os participantes do evento eram basicamente os mesmo que organizaram o mesmo, logo, estes participaram de forma ativa , apresentando e tirando duvidas, com exceção dos 11 pacientes que compareceram, mas esses só participaram quando estavam sendo atendidos. 

Na percepção de Luan Alves Ferreira, líder da equipe, este evento teve grande valor e importância na capacitação dos alunos que participaram, visto que aprendemos a fazer as medidas das pernas dos pacientes nos locais corretos, a escolher o tamanho correto de acordo com o paciente, a melhor pressão de acordo com objetivo desejado, o tempo que devem ser usadas e a duração das meias. 

Na percepção de Lucas Eduardo e Silva o evento teve por objetivo capacitar não só os graduandos, mas também a população que necessita do uso das meias elásticas, sobre a forma correta de utilizá-las, quais as melhores meias para cada paciente e os seus benefícios. 

Foi ministrada uma palestra sobre o tema, primeiramente, com o Dr. Marcondes Fernandes e, em seguida, os estudantes apresentaram alguns artigos científicos também relacionados à importância das meias elásticas. Tais apresentações eram sucintas e mostravam de forma coerente os benefícios do uso do material. 

Cerca de onze pacientes foram convidados e distribuídos em 3 consultórios, no qual passavam por uma breve consulta e, durante as consultas, os alunos aprenderam como eram feitas as medidas para escolha do melhor tipo de meia, quanto ao tamanho e pressão. Ao final das consultas, todos os pacientes receberam de presente as meias elásticas pela empresa Venosan. Apesar de ter tido um número não tão grande de pacientes, podemos observar que todos os estudantes se dispuseram a aprender e a ajudar os convidados no que diz respeito ao uso das meias. 

O evento foi de grande valia para os estudantes que, além de entender que o uso das meias elásticas é de extrema importância na melhora da qualidade de vida dos pacientes, aprendemos a orientar os pacientes quanto a melhor meia a ser usada e como usá-las. Além disso, os pacientes também saíram satisfeitos. Conseguimos, então, alcançar o objetivo desejado, uma vez que, aprendemos muito sobre o assunto.