Visita ao Instituto de Nefrologia de Araguari

  
Nos dias 14 e 16 de junho, o curso de Medicina promoveu a visita ao Instituto de Nefrologia de Araguari. A atividade teve como objetivo conhecer, na prática, como funciona a diálise, o ambiente em que é feito, as precauções que se deve tomar com todos os setores, desde a captação da água até o momento em que é feito o banho.


Em um primeiro momento, foi feita uma apresentação das salas onde é feita a hemodiálise, mostrando que há salas especiais para portadores de Hepatite B.

Posteriormente, foi explicado como é o funcionamento das máquinas, como é feito o banho, a filtração da água utilizada no banho, a limpeza dos equipamentos utilizados, etc.

Estavam presentes 10 pessoas, dentre docente e discentes da Liga Acadêmica de Urologia e Nefrologia do curso de Medicina.



II Mesa Redonda de Atualidades Médicas: Os limites e conflitos da Eutanásia e Distanásia


Na última quinta-feira (01/06), o curso de Medicina promoveu a II Mesa Redonda de Atualidades Médicas: Os limites e conflitos da Eutanásia e Distanásia. A atividade teve como objetivo um debate entre diferentes discentes da área da saúde acerca do tema.

Em um primeiro momento, tivemos três palestrantes, o Dr. William Gebrim Jr (Médico), Dra. Mariana Gonçalves (Médica) e Dr. Alfredo Vaz Moura (Advogado), cada um teve vinte minutos para expor suas ideias e opiniões acerca de um tópico sobre o tema. Posteriormente, abrimos para um debate com todos os participantes.

Foram ministradas as palestras: Introdução sobre Eutanásia e Distanásia (Dr. William Gebrim); Distanásia em UTI neonatal e pediátrica (Dra. Mariana Gonçalves); Biodireito: Implicações jurídicas da Eutanásia e da Distanásia (Dr. Alfredo Vaz Moura).

Estavam presentes 239 pessoas, dentre discentes do curso de medicina,do direito, profissionais da área da saúde e alunos do ensino médio de escolas de Araguari.






III Simpósio da L.A.A.D. “O corpo como renovação da vida e do conhecimento: Doação de corpos para estudo universitário e órgãos para transplante”


Na última terça-feira (30) de maio de 2017, a Liga Acadêmica de Anatomia e Dissecação curso de Medicina promoveu o III Simpósio da L.A.A.D. “O corpo como renovação da vida e do conhecimento: Doação de corpos para estudo universitário e órgãos para transplante”. A atividade teve como objetivo orientar a comunidade acadêmica dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Farmácia e escolas alunos de escolas técnicas em saúde sobre a manutenção do potencial doador em Unidade de Terapia Intensiva. Além disso, promover o conhecimento da comunidade sobre o cadastro de indivíduos que tenham interesse em doar seus corpos para estudos acadêmicos e pesquisa na Universidade Federal de Uberlândia.

Em um primeiro momento, O professor Dr. Cassiano realizou a apresentação sobre O que é Morte Encefálica, como é seguido o protocolo de atendimento na identificação do paciente em Morte Encefálica, por fim atribuiu o conhecimento acerca da manutenção do indivíduo até o momento da captação de órgãos.

Posteriormente, a Profª Drª Vanessa, realizou a apresentação sobre as leis brasileiras sobre a doação de corpos para estudo anatômico e pesquisa científica, em outro momento, esta, explicou sobre as necessidades de doação de corpos e finalizou explanando o programa de cadastro de indivíduos que tenham interesse em doar corpos para a Universidade Federal de Uberlândia.

Foram ministradas as palestras Doação de corpos para estudo universitário e Órgãos para transplante.

Estavam presentes 134 pessoas, dentre discentes do curso Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Farmácia e escolas alunos de escolas técnicas em saúde.









AÇÃO PARTICIPATIVA DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA H1N1


No dia 31 de maio de 2017, o curso de Medicina promoveu a AÇÃO PARTICIPATIVA DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA H1N1.

A Influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório que pode ser causada por três tipos de vírus: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias leves, por isso não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. 

No Brasil, até abril de 2017, foram confirmados laboratorialmente 3384 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) notificados na vigilância universal, desses 15,2% (513) foram diagnosticados como Influenza, com predomínio do vírus Influenza A(H3N2). Entre as notificações dos óbitos por SRAG, 15,0% (83/554) foram confirmados para influenza, com prevalência do vírus Influenza A(H3N2) (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017).

A atividade teve como objetivo fornecer informações a respeito da Influenza, esclarecer dúvidas e realizar a vacinação de pacientes que procuraram a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Brasília, no município de Araguari – MG.

Em um primeiro momento, os acadêmicos foram divididos em duplas, as quais realizaram apresentações orais acerca do tema H1N1, aferiram a pressão arterial e esclareceram as dúvidas dos sujeitos na sala de espera. 

Posteriormente, foi realizada a vacinação dos pacientes que procuraram a UBSF Brasília no período vespertino das 13:15 às 17:00.

Participaram da ação, aproximadamente, 100 pessoas, dentre discentes do curso de medicina, profissionais da área da saúde e indivíduos que compareceram à UBSF no período em que estava sendo realizada a ação.