Unimed Regional Sul Goias


        A Unimed Regional Sul Goias informa que está com inscrições abertas para o processo de admissão de novos médicos cooperados.
   
       Para facilitar o acesso, encaminhamos o link de acesso ao edital https://www.unimed.coop.br/web/regionalsulgoias/processo-seletivo


XV FÓRUM INTERNACIONAL DE SEPSE





Simpósio Integrado de Reumatologia e Ortopedia



No dia 07 de Maio de 2018, a Liga Acadêmica de Reumatologia (LAR) em conjunto com a Liga Acadêmica de Ortopedia Interdisciplinar (LAORTI) promoveu o Simpósio Integrado de Reumatologia e Ortopedia. A atividade teve como objetivo contribuir com o conhecimento dos estudantes da área da saúde, principalmente do curso de medicina, com temas revelantes das áreas contempladas. 

O Dr. William Gebrim Júnior ministrou sobre a Ética na Reumatologia e o  Dr. Thulio Thales Carvalho de Souza o tema Osteoartrite. Foram realizados sorteios. A palestrante, Dra Carina Mori Frade Gomes, expôs o tema Artrite Reumatóide. 


Na percepção de Vitor Hugo Gomes Araújo, líder da equipe, o evento colaborou grandiosamente com o crescimento na vida acadêmica e profissional dos organizadores, permitindo aprendizados diferentes na realização do Simpósio, como o trabalho em equipe e organizacional desde a definição de temas até a divulgação e preparação de todo ambiente. As ministrações vieram a somar positivamente no crescimento de todos, com abordagens claras e objetivas dos temas que não serão raros de encontrar durante nossa carreira profissional médica. Tivemos grande satisfação dos inscritos que elogiaram bastante e encerramos o Simpósio com um saldo bastante positivo.

Segundo, outro organizador, Gustavo Barcelos de Carvalho Avelar Oliveira, o evento foi de grande valia em primeiro lugar, devido a demanda profissional a respeito do tema por ser algo encontrado frequentemente no dia a dia de médicos generalistas que estão no campo de trabalho e que muitas vezes passam desapercebidos. Em seguida, a oportunidade de organizar, estar no contato com professores que apresentaram os conteúdos e com os discentes que manifestaram interesse em aprender algo mais sobre o assunto é contagiante. 













Terapia da compressão e suas aplicações práticas


No dia 05 de maio de 2018, o grupo de alunos do décimo e décimo primeiro período promoveram o evento teórico prático de terapia da compressão. A atividade teve como objetivo capacitar os alunos quanto a melhor maneira de prescrever a meia elástica, tanto na prevenção, quanto no tratamento de doenças venosas em membros inferiores. 

Em um primeiro momento, foi ministrada uma palestra pelo doutor Marcondes Fernandes, seguida de apresentações pelos graduandos do 10º e 11º períodos, relacionada ao tema, com conteúdo teórico proveniente de artigos científicos. Ao fim das apresentações houve discussão sobre os temas e as duvidas dos alunos foram tiradas. 

Posteriormente, uma representante de meias elásticas da marca Venosan apresentou todo seu material para os participantes, logo em seguida os paciente convidados foram sendo distribuídos em 3 consultórios no qual passavam por uma breve consulta, e durante as consultas os alunos aprenderam como eram feitas as medidas para escolha do melhor tipo, quanto ao tamanho e pressão, das meias para os mesmos, todos os pacientes receberam meias doadas pela empresa Venosan.

Inscreveram-se 14 pessoas, e compareceram 19, sendo a maioria discentes do curso de medicina e alguns profissionais da área de saúde. Os participantes do evento eram basicamente os mesmo que organizaram o mesmo, logo, estes participaram de forma ativa , apresentando e tirando duvidas, com exceção dos 11 pacientes que compareceram, mas esses só participaram quando estavam sendo atendidos. 

Na percepção de Luan Alves Ferreira, líder da equipe, este evento teve grande valor e importância na capacitação dos alunos que participaram, visto que aprendemos a fazer as medidas das pernas dos pacientes nos locais corretos, a escolher o tamanho correto de acordo com o paciente, a melhor pressão de acordo com objetivo desejado, o tempo que devem ser usadas e a duração das meias. 

Na percepção de Lucas Eduardo e Silva o evento teve por objetivo capacitar não só os graduandos, mas também a população que necessita do uso das meias elásticas, sobre a forma correta de utilizá-las, quais as melhores meias para cada paciente e os seus benefícios. 

Foi ministrada uma palestra sobre o tema, primeiramente, com o Dr. Marcondes Fernandes e, em seguida, os estudantes apresentaram alguns artigos científicos também relacionados à importância das meias elásticas. Tais apresentações eram sucintas e mostravam de forma coerente os benefícios do uso do material. 

Cerca de onze pacientes foram convidados e distribuídos em 3 consultórios, no qual passavam por uma breve consulta e, durante as consultas, os alunos aprenderam como eram feitas as medidas para escolha do melhor tipo de meia, quanto ao tamanho e pressão. Ao final das consultas, todos os pacientes receberam de presente as meias elásticas pela empresa Venosan. Apesar de ter tido um número não tão grande de pacientes, podemos observar que todos os estudantes se dispuseram a aprender e a ajudar os convidados no que diz respeito ao uso das meias. 

O evento foi de grande valia para os estudantes que, além de entender que o uso das meias elásticas é de extrema importância na melhora da qualidade de vida dos pacientes, aprendemos a orientar os pacientes quanto a melhor meia a ser usada e como usá-las. Além disso, os pacientes também saíram satisfeitos. Conseguimos, então, alcançar o objetivo desejado, uma vez que, aprendemos muito sobre o assunto.









Simpósio Transformação – da identidade de gênero a redesignação sexual

No dia 26 de março de 2018, a Liga acadêmica de Fisiologia Médica (LAFIM) em parceria com a Liga acadêmica de anatomia e Dissecação (LAAD) promoveu o Simpósio Transformação – da identidade de gênero a redesignação sexual. A atividade teve como objetivo contribuir para a quebra de paradigmas existentes na saúde sobre o atendimento do públicos trans, trazendo para os ouvintes um contato com profissionais especializados nestes atendimentos, relatos de experiências e como se dá o manejo desses pacientes no sistema único de saúde. 

Compareceram 90 pessoas, sendo a maioria discentes do curso de medicina e alguns profissionais da área da saúde. Os ouvintes contribuíram de forma significativa para o evento, acrescentando com perguntas, debates e interações durante as palestras. Participaram também de uma roda de conversa antes do intervalo, que se deu após as três primeiras apresentações, contribuindo para que houvesse uma visão multiprofissional do assunto, enriquecendo ainda mais nosso evento. 

Na percepção de Jhonatan Pereira Castro, líder da equipe, esse trabalho permitiu que o grupo pudesse vivenciar diversas situações conflitantes e trabalhar diante das adversidades, uma vez que por se tratar de um conjunto bastante extenso, houveram alguns embates e entraves de opiniões. Ademais, esse projeto permitiu que pudéssemos trabalhar com um tema pouco comentado durante nosso processo de formação, acrescentando imensamente no aspecto social, além do científico. Foi percebido durante o processo de busca de público que existe um certo paradigma e resistência para se trabalhar com esse assunto, mesmo entre futuros profissionais de saúde. Diante disso, devemos debater cada vez mais e criar oportunidades para que haja uma maior interação entre o atendimento do público trans e os alunos do curso de saúde. 

Segundo Vitória Felice Camargos, membro da LAFIM, o evento propiciou um intercâmbio de experiências, percepções e análises do “mundo trans” que fomentou a formação acadêmica e irá garantir a composição de um futuro profissional da saúde com uma visão holística e atendimento integrado. Ainda, a seu ver, foi um momento de grande valia, visto que se discutiu a importância de um atendimento à saúde livre de preconceito e bastante humanizado.













Simpósio Cuidado, Não Minta para Mim


No dia 20 de março, a Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada promoveu o Simpósio Cuidado, Não Minta para Mim. A atividade teve como objetivo ressaltar a importância da linguagem corporal em uma abordagem para um profissional.

Em um primeiro momento, os integrantes da liga dividiram tarefas para organização da entrada de inscritos, do cofee-break, dos brindes e da infraestrutura, cada tarefa com 3 a 2 participantes. 

Posteriormente, o palestrante iniciou o evento sem intervalos durante duas horas e meia em média e foi apoiado pela liga em qualquer necessidade.

Inscreveram-se pessoas 137, e compareceram 127, sendo a maioria discentes do curso de Direito que participaram ativamente das interações diretas do palestrante respondendo a questionamentos. Atuaram na organização 10 pessoas. 

Na percepção de Deborah Helena Kichese, líder da equipe, a palestra ministrada por Milton Kichese agregou grandemente no conhecimento dos participantes, visto que para se compreender o que diz uma pessoa é necessário que não só compreenda as palavras mas também o que a linguagem não verbal diz. Na ocasião todos os presentes foram instruídos a como perceber quando um individuo falta com a verdade e no contexto médico o que se apresenta é de suma importância, pois não dispõe-se de tal informação durante a formação acadêmica e sem dúvidas ela pode ajudar a salvar vidas.

De acordo com outra integrante Lohane Martins Araújo, a linguagem corporal é de grande relevância e ajuda na compreensão do indivíduo além da linguagem verbal. Além disso, uma boa interpretação da expressão corporal permite uma melhor aproximação pessoal. 

O simpósio “cuidado, não minta pra mim” que ocorreu no dia 20/03/2018 teve como finalidade ajudar os participantes a interpretar a linguagem corporal com a orientação do palestrante Milton Kichese.

Houve grande adesão do evento aos cursos de medicina e direito, que, por sua vez, lidam com pessoas e seus relatos. 

Em suma, o evento foi de grande crescimento pessoal e profissional para nós, organizadores e participantes, além de ter sido dinâmico e interativo.

Pela percepção da ligante Manoelina Louize Queiroz dos Santos, aprender sobre a linguagem corporal qualifica melhor o profissional em uma visão humanizada a entender os sentimentos do seu paciente, cliente. A palestra Cuidado Não Minta para Mim, ficou em demonstrar a linguagem corporal em todos os seus aspectos profissionais e pessoais que podem direcionar um melhor desempenho na profissão quanto uma melhoria no convívio em sociedade. 













Evento Gratuito mediante cadastramento prévio no site www.hospitalar.com.br
Inscreva-se já !!! As vagas são limitadas !!!